Como fazer meu avô usar a internet?

Cursos online para autodidatas

Como fazer meu avô usar a internet?

Segundo minha avó, eu vou ficar cego com o celular na frente do rosto o tempo inteiro. Já tentei explicar a ela que se eu não fizer isso não conseguirei enxergar os textos, e consequentemente não conseguirei trabalhar. Não só foi difícil convence-la sobre o meus olhos, mas também foi quase impossível explicar porquê trabalho com o celular.

Isso acontece por dois motivos simples:

1º) Ela viveu em uma época que o único meio de informação era a televisão. Na sua época a sua avó disse a mesma coisa sobre a TV, mesmo com imagem preto e branco.

2º) Nós humanos gostamos de resistir à mudanças que nos tirem de nossa zona de conforto. A aventura é bastante degradáveis de se iniciar, pois teremos que acrescentar atividades que não faziam parte de nossa rotina. E para alguém acostumado com uma atividade como busca de informação, qualquer mudança poderá gerar problemas.

Mas como fazer minha avó usar a internet?

Verifique o que ela entende por internet. Pode ser que o exemplo do seu uso não esteja claro pra ele(a), isso significa que você pode estar demonstrando que a internet é fútil, sem utilidades mais prósperas, sem utilidades mais concretas para um adulto. Como você sabe, não adianta tentar evitar os memes, uma gargalhada ou outra irá fazer com que você demonstre um comportamento que para o idoso é infantil.

Então comece pelo banco. Ninguém gosta de ficar na fila do banco para fazer atividades simples, ou procurar caixas eletrônicos para saque e pagamentos de contas. Explique a ele a pratica do uso do internet banking e a facilidade com que ele(a) conseguirá desenvolver atividades simples como pagar um boleto bancário utilizando uma câmera. Não há facilidade mais empolgante do que economizar tempo, dinheiro e saúde para fazer um pagamento. Se isso não for o suficiente, agora vamos aos apelos:

1º) Musicas de época!!!

Por ter apenas os meios de comunicação entregues sem controle, como o rádio e a TV, o mais velho costuma não ter acesso às suas musicas prediletas, já com o desuso do CD e do LP, fica muito difícil de encontrar aquela antiga música que tocava toda semana naquele programa de auditório predileto. Além disso muitos cantores e bandas da época pausaram suas carreiras ou se foram.

Então a solução é YouTube!

Ensine a usar o YouTube ou apps de streams de música que possuam o conteúdo desejado. Não existe nada melhor do que a nostalgia para convencê-los de que a internet é muito útil.

2º) Novelas e filmes!

Pelos mesmos motivos do que a música e ainda acrescentamos o fato de que a TV é bastante controlada e se você perder um minuto perderá ele de verdade. Mesmo com algumas facilidades da TV à cabo, nada é melhor do que rever a sua série/novela quantas vezes quiser e no seu momento. Mostre que ele poderá optar por serviços online das próprias emissoras para que eles possam navegar pelas novidade e saber de tudo antes de qualquer outro amigo.

3º) A internet não é só para jovens.

Eles precisam entender que os criadores da internet, não eram tão jovens assim, e na época mesmo que fossem jovens, hoje o negócio é diferente, porque o tempo passou para todos. Explique e demonstre que a internet serve para todas as idades e que o divertimento e o aprendizado são garantidos.

4º) Coloque-os em um curso de informática.

O melhor ambiente para aprendermos a cozinhar é na cozinha, em comparação podemos dizer que o melhor ambiente para aprendermos a usar a internet é a própria internet. Nosso curso de informática particular é perfeito para isso, juntamos os conceitos de utilidade com informações técnicos e usos verdadeiros de computador no dia a dia.

Para saber mais sobre isso, entre em contato que te explicaremos direitinho.

 

0

Your Cart